Entre os fatores do ambiente de maior influência para o crescimento e desenvolvimento das plantas de maracujá estão a umidade do solo, a temperatura, a altitude, a umidade relativa e a luminosidade. Destes fatores, apenas a umidade do solo pode ser controlada por meio de práticas de manejo.
Portanto, a duração do estádio de crescimento da planta, a produção e a qualidade de frutos passam a ser limitadas principalmente pela temperatura e luminosidade, quando a umidade do solo é controlada pela irrigação, já que os efeitos da altitude estão relativamente associados aos da temperatura e luminosidade.
Altitude e Temperatura
Regiões de baixa altitude apresentam temperaturas mais elevadas, com melhor desenvolvimento de culturas mais adaptadas a regiões de clima tropical. O melhor crescimento vegetativo, florescimento, frutificação, produtividade e qualidade de frutos do maracujazeiro ocorre em faixas de temperatura variando entre 21ºC e 23ºC, considerando-se o ótimo de temperatura entre 23ºC e 25ºC.
Entretanto, o maracujazeiro tem sido cultivado comercialmente em temperaturas entre 18ºC e 35ºC. As temperaturas muito altas, superior a 35ºC, ou muito baixas inferior a 18ºC, prejudicam o vingamento dos frutos.

Luminosidade e Condições Climáticas
O maracujazeiro, por ser uma planta tropical típica, exige grande intensidade luminosa, que associado a outros fatores garante um vigoroso crescimento vegetativo, pleno florescimento, maior vingamento de frutos, frutificação abundante e frutos de alta qualidade. O uso de espaçamentos adequados, com distâncias mínimas entre as plantas que possibilite uma maior incidência de luz dentro do pomar, pode promover um aumento da produtividade.
A formação de flores e frutos está diretamente relacionada com a luminosidade. Um comprimento do dia acima de 11 horas diárias de luz proporciona melhores condições de florescimento do maracujazeiro. O maracujazeiro é muito exigente quanto às condições hídricas, por possuir um desenvolvimento contínuo.
Uma deficiência hídrica prolongada pode provocar paralisação das atividades vegetativas, atraso no florescimento, queda de flores e de frutos, com redução significativa de produtividade e qualidade de frutos. Em casos mais intensos pode provocar queda de folhas.
Excesso de chuvas é também prejudicial ao desenvolvimento da cultura. A ocorrência de chuvas no período de floração pode provocar rompimento dos grãos de pólen pelo contato com a umidade, reduzindo a formação de frutos.
Se você tem interesse em saber mais sobre a Cultura do Maracujá, te convido a conhecer a plataforma da AgricOnline. Ao fazer a sua assinatura, você tem acesso ilimitado a todos os cursos da plataforma. São cursos que vão desde produção vegetal, produção animal, mercado e carreira.
Ao término de cada curso, você tem direito ao certificado com a carga horária de cada curso, clique no link para conhecer.

Ou clique no link:
https://go.agriconline.com.br/pass/?sck=portal
Fonte
Costa, A. de F. S. da et al. Recomendações técnicas para o cultivo do maracujazeiro. Vitória – ES: Incaper, 2008.