5 ferramentas da agricultura de precisão que valem investir

Ferramentas da Agricultura de Precisão: veja 5 tecnologias

Índice

As ferramentas da agricultura de precisão chegaram para facilitar e tornar mais produtiva a vida do agricultor que cuida de grandes lavouras. Com o avanço da tecnologia em diferentes vertentes, o campo não ficou para trás. 

Pelo contrário, agora é possível garantir plantios ainda mais eficientes por intermédio das ferramentas da agricultura de precisão, graças aos recursos tecnológicos modernos. 

Redução no tempo de cultivo, menos desperdício com recursos para a lavoura e mapeamento mais preciso de informações do plantio. Esses são apenas alguns benefícios promovidos por diversos tipos de tecnologias na agricultura de precisão.

Quer entender melhor como funciona essa forma de manejo e ainda conhecer as principais ferramentas para utilizar em culturas? Continue acompanhando este artigo para conferir todos os detalhes! 

Entenda o que é agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma forma de manejo agrícola que aproveita recursos tecnológicos para otimizar processos e operações de cultivo no campo. Sendo assim, ao utilizar dispositivos eletrônicos e softwares, o agricultor garante plantios com maior taxa de rendimento.

Ao aplicar um sistema de agricultura de precisão e adotar ferramentas que maximizem a produtividade no campo, é possível avaliar condições do solo e do clima, verificar necessidades específicas das plantas e diversos outros dados importantes no plantio.

Ou seja, um sistema de agricultura de precisão possibilita tomadas de decisão mais assertivas e precisas para o agricultor realizar as atividades necessárias. Como resultado, há a redução de falhas humanas no gerenciamento agrícola.

5 Ferramentas da Agricultura de Precisão a serem utilizadas em lavouras

As ferramentas da agricultura de precisão são equipamentos ou sistemas que utilizamos para fazer a coleta, monitoramento ou execução de atividades nas lavouras. 

Dessa forma, existem os mais variados tipos de tecnologia para o manejo agrícola inteligente, desde o cultivo até o momento da colheita. Confira agora 5 ferramentas populares na agricultura de precisão!

1- Drones para agricultura de precisão

Você já viu um drone sobrevoando uma fazenda? Se ainda não, saiba que, de longe, essa é uma das ferramentas da agricultura de precisão mais inovadoras – e conhecida. 

Aliás, esse equipamento é um marco tão importante na agricultura inteligente que o uso do drone foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura (MAPA)

Além de promover o monitoramento aéreo do campo, drones mais avançados permitem a aplicação de insumos agrícolas com mais rapidez e funcionalidade nas culturas. 

Pense no quão difícil é para os donos de grandes lavouras coletar dados de toda a área sem um recurso como esse. O veículo aéreo não tripulado (VANT), como também é  chamado o drone, permite a coleta dessas informações de maneira remota e precisa. 

2- Sensores digitais

Sabe aquele sistema de irrigação automático? Ou talvez, aqueles dispositivos eletrônicos que identificam a umidade do solo? Pois é, esses são alguns exemplos de sensores digitais. 

Alguns modelos, sobretudo, podem ser manuseados por um painel local. Por outro lado, há ferramentas cuja avaliação do plantio pode ser realizada por um aplicativo ou sistema de software. 

A variedade dessas ferramentas da agricultura de precisão também é um destaque. Hoje, existem sensores para monitoramento terrestre, aéreo e até mesmo para submersão na água.

3- Softwares de modelagem

Os softwares de modelagem são extremamente funcionais para prever o crescimento de plantas conforme as condições do ambiente de plantação. Por meio de modelos computacionais, os agricultores que aderem a essa tecnologia podem simular situações antes de iniciar um cultivo e evitar possíveis problemas.

É o caso, por exemplo, de quando existe algum risco da estrutura do solo em determinado local, podendo favorecer ou não o bom desenvolvimento do sistema radicular das plantas.

De fato, é um recurso inovador e avançado na agricultura de precisão que ajuda, principalmente, grandes negócios com vastas áreas agrícolas para gerir.

4- Maquinários agrícolas autônomos 

Máquinas com tecnologia de georreferenciamento inteligente podem tornar ainda mais prático a operação de processos agrícolas, principalmente o plantio e colheita de culturas. Essas etapas demandam tempo e precisão, então, nada melhor do que equipamentos autônomos para realizá-las.

Já existem tratores e pulverizadores com piloto automático, tornando o trabalho nas lavouras mais eficiente e ágil.

5- Dispositivos para aplicação com taxa variável

As ferramentas da agricultura de precisão para aplicação de insumos sob taxa variável são recursos que fazem toda a diferença quando o assunto é economia. 

Resumidamente, esses dispositivos operam com a finalidade de variar a taxa de aplicação do insumo em diferentes pontos do talhão. Portanto, esse processo faz com que cada região na lavoura tenha as suas necessidades supridas de forma adequada, sem excessos ou faltas.

Sendo assim, as ferramentas para agricultura de taxa variável podem ser úteis para aplicação otimizada de herbicidas, fertilizantes, defensivos, etc.

Conclusão

Ao se aprofundar mais sobre as possibilidades que as ferramentas da agricultura de precisão podem oferecer, fica claro que a tecnologia está levando inovação para o campo. E o melhor – os exemplos apresentados neste artigo são apenas algumas das inúmeras opções disponíveis no mercado.
E você, está antenado quanto às inovações no mundo do Agronegócio? Convidamos você a ler mais conteúdos gratuitos no blog da Agriconline, a melhor escola online do agro do Brasil.

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Daniel Vilar
Daniel Vilar
Engenheiro Agrônomo especialista em Gestão do Agronegócio e Produtor de Conteúdo na AgricOnline