Cultivar alface em hidroponia pode ser uma excelente alternativa para produtores que buscam cultivos práticos e rentáveis.
Nesse contexto, pequenos a médios produtores conseguem obter bons lucros com a alface hidropônica. Aliás, como funciona o sistema hidropônico?
É simples! Nessa técnica, a hortaliça é cultivada em um mecanismo no qual suas raízes ficam em contato com a água e o seu substrato nutritivo faz a parte do sustento da planta.
Além disso, o cultivo de alface hidropônico recebe bem menos agrotóxicos do que pelos métodos tradicionais.
Você, agricultor, quer aprender como cultivar alface hidropônica com qualidade e eficiência nos cultivos? Neste post, a Agriconline traz dicas e todo o passo a passo para produzir alface no sistema hidropônico. Continue acompanhando e confira!
Condição do ambiente para cultivo de alface hidropônica
Antes de mais nada, para cultivar alface em hidroponia, o primeiro passo é avaliar a condição do ambiente. Para o cultivo dessa hortaliça em sistema hidropônico, o ideal é que a temperatura esteja em torno de 25°C. Isso, com uma umidade relativa do ar.
Na produção em larga escala, também se recomenda a utilização de estufas agrícolas para proteção contra ações climáticas.
Sistema para hidroponia de alface
Após avaliar a condição do ambiente, então já se pode escolher o sistema de cultivo. Tendo isso em vista, considere aqui o cultivo da alface em sistema hidropônico NFT (Nutrient Film Technique), ou técnica do fluxo laminar de nutrientes, em português.
Esse é o sistema para hidroponia mais adotado entre os agricultores brasileiros. A alta taxa de aceitação se deve ao fato de que a técnica é de baixo custo de manutenção.
Nesse caso, é feita uma estruturação com canos de PVC colocados com um certo nível de inclinação para permitir o escoamento da água. Ainda, é necessário haver furos nos canos com, aproximadamente, 25 cm de distância de um para o outro.
Assim, o sistema radicular da alface fica dentro dessas tubulações e, com a ajuda de um dispositivo de bombeamento, os nutrientes são espalhados na água.
No entanto, ressaltamos que existem outros tipos de sistemas hidropônicos, e você irá escolher conforme as suas condições e necessidades, ok?!
Cultivo com sementes ou mudas?
No sistema hidropônico para cultivo de alface, a opção por sementes ou mudas impacta diretamente no resultado do plantio. Isso porque, iniciando o cultivo com mudas já adaptadas a hidroponia, há mais praticidade e facilidade para fazer o plantio.
Em contrapartida, as sementes oferecem mais riscos e requer mais tempo para iniciar o plantio nesse sistema. Afinal, é preciso realizar a semeadura para a hortaliça. As sementes exigem mais atenção no início do processo, já que precisam de um cuidado a mais.
Cuidados com a nutrição e irrigação
Na hidroponia, o principal recurso para o desenvolvimento das plantas é a água. E mais do que isso, a capacidade da estrutura fazendo o transporte dos nutrientes.
Nesse sentido, com a técnica do fluxo laminar dos nutrientes, as raízes ficam imersas na água. Além disso, há um filme de polietileno no fundo da estrutura contendo toda a solução nutritiva. Os principais nutrientes para a alface crescer com qualidade são:
- Fósforo;
- Zinco;
- Nitrato de Cálcio;
- Nitrato de Potássio;
- Sulfato;
- entre outros.
Para melhor absorção dos micro e macronutrientes, outro fator relevante para o cultivo é observar o pH da água. Logo, uma faixa entre 6,26 a 7,91 é o ideal para manter o crescimento adequado dessa hortaliça.
Quer se especializar em Produção de Alface? Veja o nosso Minicurso Produção de Alface do plantio à colheita.
Acompanhamento do sistema
Apesar de ser de fácil instalação para o cultivo, isso não quer dizer que o sistema hidropônico não precisa de manutenção ou cuidados. Pelo contrário, o agricultor deve avaliar as condições do cultivo constantemente.
Para garantir que as hortaliças cresçam saudáveis e bem desenvolvidas, é necessário acompanhar recorrentemente os níveis de pH da água, bem como a disposição de nutrientes.
Colheita da alface hidropônica
A colheita dos pés de alface pode ser feita com cerca de 20 dias após o início do cultivo. Lembrando que, ao optar pelo plantio de sementes, esse tempo pode se estender um pouco – já que a semente primeiro precisa se desenvolver.
O truque para que os pés tenham maior longevidade é fazer a retirada pela parte da raiz que não fica em contato com a água. Assim, tanto o pé retirado quanto a muda no sistema são preservados.
Conclusão
Além de ser fácil e barato de fazer, o cultivo da alface hidropônica pode proporcionar diversos benefícios, como o baixo risco de perdas e possibilidade de cultivo em áreas reduzidas.
Portanto, investir na hidroponia de alface é uma alternativa simples e escalável para quem deseja começar no agronegócio com poucos recursos. Mas, o segredo do sucesso para se tornar um profissional ou produtor de êxito no agro é a educação.
Por isso, convidamos você a conhecer os cursos profissionalizantes Agriconline para viver do agro. Confira nossa plataforma e comece hoje mesmo!